De Ressaca Literária + lendo todos os livros da Agatha Christie (lista em pdf)

Tentando voltar ao primeiro amor

(Um título bem clichê, eu sei. Logo, admitamos que faltou um pouco de originalidade e que isto é só um desabafo.)

Olá. Estar aqui escrevendo em um blog me parece um exercício solitário, uma conversa de mim para mim mesma. Mas, como nunca fui adepta a diários e, quem sabe, alguém nos confins da internet encontre esse texto e compartilhe das minhas bibliofilias, vou continuar escrevendo, compartilhando.

Minhas leituras estão em baixa recentemente, talvez por conta do estresse de escrever uma dissertação de mestrado. Vivendo aquela triste dicotomia de uma amante de livros em crise: por um lado fico entediada com cada livro que tento ler e uma outra parte de mim deseja até ao âmago encontrar o caminho de volta, ou o livro que preciso nesse exato momento.

Digo isso porque eu realmente acredito (pelo menos assim funciona comigo) que cada livro tem o seu tempo, o seu momento. Às vezes, aquela leitura aparentemente entediante só não me encontrou no dia certo. E você pode me perguntar: "tá, mas você tá querendo dizer que acredita em destino? E, com livros?" 

Não usaria o termo destino, não mesmo! Mas, de alguma forma, acredito no tempo certo de cada coisa em nossas vidas (veja só Eclesiastes 3, como faz sentido). 

Tem uma frase que parece coadunar bem com isso:


"Os livros são seres pacientes. Imóveis nas suas prateleiras, com uma espantosa resignação, podem esperar décadas ou séculos por um leitor."

- Afonso Cruz, em 'O vício dos livros'


Sim, aquele livro pode me esperar por mais um tempo, não só porque não tenho pressa, mas também porque ainda não estou pronta para ele.

E toda essa conversa fiada, para dizer e registrar aqui (daqui a uns 10 anos posso voltar e saber como estava minha vida de leitora) que vou tentar um experimento, um novo desafio, pois apesar de amar ler acho que eu estou precisando me reapaixonar, sentir aquela sensação gostosa de querer passar o resto da vida lendo, e lendo, e lendo ... esgotar a biblioteca. Ou ainda, de ao mesmo tempo querer terminar logo um livro incrível e já estar sentindo saudades dele.

Portanto, eis aí o meu desafio para mim mesma: ler todos os livros de Agatha Christie em ordem (ou não). Por quê? Porque gosto dela, da sua pessoa, da sua escrita, de mistério e investigação, e porque acho que nunca esgotei todos os livros de um único autor. E é tão legal, ao mesmo tempo que pomposo, dizer: "Eu li todos os livros de fulano!" (imagine a voz pomposa, rsrs)

Em uma pesquisa rápida e talvez não muito acurada, já sei que são um pouco mais de 100 livros, incluindo coleções de contos e peças, o que significa um longo caminho pela frente. Talvez eu volte por aqui e documente algumas dessas leituras. 

Ah, e já ia esquecendo. Vou utilizar como lista de checagem um PDF que encontrei em um site, que me parece ser o site oficial das obras da autora (https://www.agathachristie.com/en/stories). 

Vou deixar o link logo abaixo para baixar o guia, se você tiver interesse.

Me deseje boa sorte.


Link: Download do guia de leitura


Até mais e um beijo,

Társila Beatrice  

Postagens mais visitadas