Videoteca 1: Murder, She Wrote (Série de Mistério)

J. B. Fletcher, ou Jessica Beatrice Fletcher, é uma escritora de mistério que se vê diversas vezes envolvida em cenários de crimes e assassinato. Má sorte, coincidência ou péssima escolha de amigos e lugares para se estar? Talvez uma combinação de tudo isso. Jessica é muito observadora e perspicaz, habilidades essas que emprega tanto em seus livros, sempre bem-sucedidos, como em ajudar a solucionar crimes.



Munida de um alto senso de decência e empatia, tudo o que Jessica faz se resume em ajudar o próximo, impedindo que pessoas inocentes sejam acusadas e a justiça seja cumprida. A autora é ainda um bom exemplo de que nunca é tarde para se começar coisas novas, como uma mudança de carreira, pois só começou a escrever livros depois da morte de seu marido Frank Fletcher, tornando-se mais tarde muito reconhecida pela sua obra

O mais interessante da série Murder, She Wrote (1984-1996) é ter como protagonista uma mulher madura em uma Hollywood que valorizava figuras femininas jovens e sensuais, ou ainda, homens ao estilo James Bond, como por exemplo o Magnum, que também dava nome à série e fazia sucesso na época (curiosidade: em um dos episódios de MSW há um crossover entre as duas séries). A personagem mostra que ser mais velha não a impede de ser cativante, com toda a sua inteligência, educação e elegância.



Angela Lansbury (1925-2022), aos 59 anos, assumiu a responsabilidade de representar o papel desta maravilhosa personagem em uma série que durou 12 temporadas, com grande audiência. A prolífica atriz já foi inclusive nomeada como Dama do Império Britânico pela Rainha Elizabeth II. A série fez tanto sucesso nos E.U.A que gerou produtos secundários, de camisetas e canecas à uma série de livros assinada pela personagem fictícia J. B. Fletcher e diferentes autores, bem como um jogo de tabuleiro e videogames.

Apesar de não ter um elenco fechado, a série trouxe a participação de personagens recorrentes que se tornaram muito queridos pelo público, como o sobrinho da autora, Grady Fletcher (responsável por tornar sua tia escritora, ao incentivar a publicação de seu manuscrito), o xerife Amos Tupper (sempre precisando de umas dicas da amiga Jessica) e o médico da cidade, dr. Seth Hazlitt. 

Estes personagens, ainda que recorrentes, apareceram em poucos episódios, considerando o tamanho da série. Mas o fato de não ter um elenco fixo, ao contrário do que se podia esperar, não fez com que a trama se tornasse vazia e pouco envolvente, pelo contrário, permitiu que Jessica transitasse por diferentes cenários em diversos grupos da sociedade. Foi também uma oportunidade para apresentar novos atores ao público (uma boa parte atualmente famosa, à exemplo de George Clooney) e convidar outros que já eram figurinhas consagradas do cinema. A seguir, você pode conferir alguns famosos que fizeram participação em Murder, She Wrote:

Murder, She Wrote como série de entretenimento é extremamente satisfatória no que se propõe; os episódios têm um roteiro dinâmico, com a trama envolvente, convincente e variada, não recorrendo a repetições. Os atores foram muito bem escolhidos e os cenários bem explorados, especialmente a cidade fictícia de Cabot Cove, o principal ambiente, como aquele tipo de cidade pequena e acolhedora em que todo mundo se conhece.

Além de me divertir muito com a série, há algumas coincidências bobas que me fizeram ficar ainda mais interessada e me identificar com J. B. Fletcher, como ter o mesmo segundo nome da protagonista e fazer aniversário no mesmo dia em que a atriz, 16 de outubro. 

Fica aqui minha indicação e espero que consigam assistir a essa série maravilhosa. Assisti em inglês e acredito que não chegou ao Brasil, portanto, pode ser um pouco difícil encontrar disponível atualmente, mas vale à pena procurar por algum site que venda os DVDs.



Esse é o primeiro post de uma série que chamarei “Videoteca”, a começar por indicar filmes e séries de mistério e investigação, que são minha preferência pessoal. Penso ser interessante trazer estas dicas, especialmente porque há várias pérolas do cinema e televisão que são pouco conhecidos.

Volto logo.

Um beijo e até mais.
Társila Beatrice


Postagens mais visitadas