Desafio de Leitura "Canção de Outono" | Inspirado no poema de Fernando Pessoa

Se há uma época apropriada para ler mais, para mim só pode ser o Outono! 

Pensei, então, em me auto desafiar em uma maratona de leitura para os próximos três meses (setembro, outubro e novembro - outono aqui em Portugal). Procurei entre vários desafios de leitura algum que se encaixasse com esse momento mais introspectivo do ano, nada chamou minha atenção, ao que decidi criar um desafio próprio. Tá interessado em curtir uma leitura mais aconchegante? Então vem comigo. 

Este poema de Fernando Pessoa, Canção de Outono, serviu de inspiração para criar as metas de leitura.  Ao longo do poema há interrupções que dão lugar a estas metas e, ao final há um resumo delas, algumas sugestões de livros, incluindo aqueles que já escolhi para minha meta pessoal.

Sugiro aproveitar esse belo poema na companhia de uma playlist de outono, uma vela perfumada (escolhi baunilha, o cheiro é maravilhoso e combina com outono) e cafézinho (amo!), chá ou chocolate quente, se você preferir, enquanto faz sua lista de leituras junto comigo. 

Antes de conhecer as metas, aqui você pode ler o poema na íntegra:


CANÇÃO DE OUTONO

No entardecer da terra,
O sopro do longo outono
Amareleceu o chão.
Um vago vento erra,
Como um sonho mau num sono,
Na lívida solidão.

Soergue as folhas, e pousa
As folhas volve e revolve
Esvai-se ainda outra vez.
Mas a folha não repousa
E o vento lívido volve
E expira na lividez.

Eu já não sou quem era;
O que eu sonhei, morri-o;
E mesmo o que hoje sou
Amanhã direi: quem dera
Volver a sê-lo! mais frio.
O vento vago voltou.

Fernando Pessoa


Desafio Canção de Outono

Agora vamos lá, papel e caneta na mão. Cada trecho destacado tem uma palavra ou expressão sublinhada, que por sua vez nos remeterá a cada uma das nossas cinco metas para o desafio. São sugestões abertas, não indico um livro específico, pois assim você pode encaixar o seu gosto literário pessoal, bem como aproveitar para colocar na lista aqueles que livros que já estão na sua estante.

1.  Amareleceu

No entardecer da terra,
O sopro do longo outono
Amareleceu o chão.

O aconchegante outono chega com suas cores exuberantes de tirar o fôlego, daquelas que você sente que precisa fotografar ou passar um bom tempo apenas admirando as folhas ao vento. Que tal ler um livro com a capa de cor outonal - amarelo, laranja, vermelho, marrom - para já ir entrando no clima?


2. Vento

Um vago vento erra,
Como um sonho mau num sono.
Na lívida solidão.

O sussurro do vento, às vezes, é o único som dos pensamentos na solitude de alguém ao refletir sobre a vida. O vento não pode ser visto, mas quão poderoso e envolvente é o seu toque, inclusive nas histórias de um bom livro. Dessa vez, leia um livro que tenha VENTO no título ou como tema.

3. Volve e revolve

Soergue as folhas, e pousa
As folhas volve e revolve
Esvai-se ainda outra vez.

Reviver, relembrar, reler, isso pode ser bom. Escolha um livro especial que gostaria de reler ou que conte uma história que você já ouviu ou conhece, mas que ainda não leu por si mesmo.


4. Lividez

Mas a folha não repousa
E o vento lívido volve
E expira na lividez.

Histórias assustadoras me lembram aquelas reuniões de família, à noite, onde crianças ficam apavoradas com as histórias fantasmagóricas dos adultos brincalhões, ansiosos por ver as caras assustadas das pobres alminhas pequenas. Escolha um conto ou livro de horror, terror, mistério ou morte daqueles que te deixam arrepiado ou pálido, lívido.


5. Já não sou quem era ... quem dera volver a sê-lo 

Eu já não sou quem era;
O que eu sonhei, morri-o;
E mesmo o que hoje sou
Amanhã direi: quem dera.
Volver a sê-lo! mais frio.

O outono também é tempo de velhas lembranças. Leia algo que te leve de volta à infância ou a um período da sua vida que foi importante. Pode ser fantasia, contos extraordinários, fábulas ou histórias infantis, quem sabe até uma História em Quadrinhos, um romance juvenil.

O vento vago voltou.
- Fernando Pessoa


Desafio Canção de Outono: Resumo

1. Livro com a capa de cor outonal (amarelo, laranja, vermelho, marrom).

2. Livro que tenha VENTO no título ou como tema.

Sugestões: O morro dos ventos uivantes (Emily Brontë), A sombra do vento (Carlos Ruiz Zafón), Uma voz ao vento (Francine Rivers). Para esse eu escolhi o primeiro livro da série O tempo e o vento, de Erico Verissimo.

3. Livro especial que gostaria de reler ou que conte uma história que você já ouviu ou conhece, mas que ainda não leu por si mesmo.

Minha escolha foi David Copperfield, de Charles Dickens.

4. Conto ou livro de horror, terror, mistério ou morte daqueles que te deixam arrepiado ou pálido, lívido.

Se você é um tanto medroso como eu, pode optar pelos mistérios. Os livros da Agatha Christie ou algum Sherlock Holmes (Sir Arthur Conan Doyle) são uma boa pedida.

5. Livro de fantasia, contos extraordinários, fábulas ou histórias infantis, quem sabe até um História em Quadrinhos, um romance juvenil.



Desejo a você uma aconchegante e proveitosa temporada de leitura. À todos nós, um feliz outono!
Um beijo e até mais.
Társila Beatrice

Postagens mais visitadas